Trabalhei como comunicador visual na comissão de comunicação do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis PACCE na propria UFC. Hoje sou editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas (LME), também vinculado a UFC.
Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Quem sou eu

Pesquise por marcações

   Continuando um pouco mais sobre o estilo de jogo point-and-click, existe uma serie na web bastante conhecida já o "submachine escape" pelo qual você deve fugir de um subsidio muito louco, que mais parece um labirinto, cheio de puzzles para resolver. Esse jogo é um grande jogo de point-and-click de tantos outros perdidos pela internet. Mas esse é viciante.


submachine escape 1
   Visto que o vício do jogo é alto recriei de maneira curta e bem simplificada do jogo. para jogar basta clicar na imagem que esta logo abaixo:


   Vamos falar sobre uma modalidade de jogo conhecida, não tão conhecida hoje chamada de "point-and-click".
   Agora porque o nome ser esse. Vou lhe explicar agora a modalidade do jogo como o nome já sugere é apontar e clicar. Você aponta com o mouse e clica para o objeto e interage com o jogo. Geralmente são bem simples de se jogar, o que o torna viciante.
   Veja agora um pequeno exemplo de jogo logo abaixo que existe para snes nessa modalidade:


   Essa serie faz tanto sucesso que existem alguns designers que comumente fazem fanarts do game, como essa aqui abaixo:

   Atualmente existe um mais sofisticado baseado na famosa serie de zumbis o "the walking dead" que saiu para varias plataformas atuais. Veja logo abaixo:



   E vendo a volta dessa modalidade de jogo, temos uma versão feita em flash usando alguns botões (usei um botão baseado no flashbuttons.com um site ate bom porem cuidado para não fazer um botão muito exagerado, dependendo da ocasião não será uma boa escolha), sendo apenas uma homenagem, bem curtinho. Clique na imagem abaixo para desfrutar:

   Caros leitores, existe um pequeno instrumento musical, bastante peculiar chamado teremin. Aí você se pergunta "tere... o que?" . Calma vou lhes explicar de uma maneira rápida e simples.
   Teremin é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico. O nome foi dado em homenagem ao físico russo que o inventou o Léon Theremin em 1928. O instrumento é controlado por duas antenas de metal, que percebem as mãos do musico e controlam ociladores de frequência com uma das mãos, e com a outra a amplitude, e os sinais são enviados para o autofalante.
Este é o teremin.
  Para saber um pouquinho mais dele veja esse pequeno vídeo abaixo que explica como ele funciona:




   O teremin não é um instrumento tão fácil de se utilizar porem pode ser bastante interessante quando sabe usar. Tem algumas bandas que já utilizaram/utilizam o instrumento uma delas é o pato fu confira um pouco de um videoclipe deles com o instrumento:




   Existem muitas pessoas que usam ele para fazer musicas aleatorias ate de jogo veja mais um exemplo:



   Agora que você leitor já entende mais sobre o instrumento, no dia 25/07/13 ocorreu uma exposição na UFC (Universidade Federal do Ceará) chamada de "video +" onde teve um pequeno teremin feito com arduíno. Agora você fica se perguntando como fazer um?
   Utilizando alguns componentes como um sensor de ultrassom, um de luminosidade  e um buzzer, pode-se criar um pequeno teremin, e nele é capaz de tocar que nem o teremin tradicional.
Teremin apresentado na video 
  
sensor de luminosidade 
 
     buzzer 
sensor de ultrassom

   Depois dessas imagens vamos ver como ficou o resultado do experimento utilizando-se do arduíno para reproduzir um teremin:

   Hoje vamos brincar com animações, e sempre é bom vermos algumas animações para ganhar inspiração. Por mais que fique extremamente parecido com o original, ele sempre tem suas diferenças, pois a maquina reproduz o que você fez, então sempre vai ser diferente pelo fato de cada designer faz de sua maneira.
   Eu tive a brilhante idéia de reproduzir uma das várias animações do Rogério Doki. Com ela fica mais simples e prático usar apenas o flash para desenhar todos os detalhes e a animação em si.
   Iniciamos fazendo os olhos, cujo é o mais simples e prático. Desenhando em um "movieclip" faça o olho fechado, e logo apos, na linha do tempo em alguns frames depois (fica ao seu dispor quanto ao tempo que vai durar para ele piscar os olhos) faça o olho fechado. Depois ainda coloque mais alguns para ele ficar dando algumas piscadas de olho. E no final deiche mais alguns frames para dar um tempo a mais para ele picar novamente (caso contrario ocorrerá uma loucura com os olhos, ele ficará piscando o olho direto sem parar).
   Logo mais a frente faça outro "movieclip" para a cabeça, nesse você fará todo o desenho da cabeça, quando terminar o desenho da cabeça, pegue toda a cabeça dentro da "timeline" do "movieclip" e crie outro "movieclip" e nesse outro não mecha nada, apenas coloque os olhos. No Seu "movieclip" em que transformou em outro "movieclip", ou seja aonde você criou todo o desenho da cabeça, mecha na timeline dele fazendo a cabeça balançar um pouco, e para parecer algo mais interessante use o "ease" para dar atraso no movimento da cabeça.
   E analogamente faça o mesmo com o rabo. Com todas essas partes prontas crie outro "movieclip" para o corpo, e quando terminar o corpo, coloque a cabeça e o rabo nesse "movieclip".
   Agora você terá já todo o porco pronto. Falta apenas criar o "movieclip" da bolha, que usaremos em forma de elipse e sem preenchimento, e depois cria uma imagem em "movieclip" e nesse você usa o efeito de "blur" em pequenos niveis e o coloque em posições estratégicas dando uma impressão da refração da luz que contem em bolhas (bastam duas, uma do tamanho da metade da bolha, e outra bem pequena no canto superior).
   Agora é com vocês colocarem os objetos na timeline, e criar a animação do jeito que quiserem, o fundo fica a criterio de vocês também.

 Agora Veja como ficou o resultado final clicando na imagem abaixo:


author
Sou - Samuel Lincoln -
Sou um aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já estudei Matemática (bacharelado) e Matemática industrial, na mesma universidade. Trabalho como editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas, vinculada a Universidade Virtual (vinculada a UFC).