Trabalhei como comunicador visual na comissão de comunicação do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis PACCE na propria UFC. Hoje sou editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas (LME), também vinculado a UFC.
Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Quem sou eu

Pesquise por marcações

Olá pessoal, hoje vamos ver como da até para criar joguinhos simples com o Processing. Como ainda não estou muito expert no Processing, ele será bem simples,e seguindo os contextos físicos e matemáticos do movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variável. E com algumas coisinhas simples do Processing como o de clicar com o mouse vamos fazer com que a ideia de uma bolinha seguirá da parte de baixo da tela para cima usando os preceitos físicos descritos acima, e ele tem que atingir um retângulo que aparecerá aleatoriamente na tela.



Então o código fica mais ou menos assim como esta a baixo no botão:






Como ainda estou em estudos da linguagem do Processing, eu não sei como por na sua sintaxe a codificação para colisões, então em uma próximo encontro teremos esse joguinho com as suas correções devidas.
Olá pessoal, hoje vamos fazer um atividade simples que envolve matemática básica, e claro que a física básica. Vamos trabalhar com o Processing novamente, mas criando um simulador de movimento retilíneo uniforme, o famoso MRU. Para isso vamos pensar matematicamente como funciona a equação do MRU:




Onde o 'D' é a distância o 'V' é a velocidade e o 'T' é o tempo. E com essa função vamos criar um arquivo no Processing com uma função com essa ideia matemática, porem escrita de maneira que o software compreenda. O código esta descrito logo abaixo no botão





O resultado obtido é para ser exatamente assim:

  Olá pessoal, hoje vamos brincar um pouco com o Processing utilizando alguns exemplos que o próprio site deles fornece, e mudar um pouco o código pra ver o que acontece. Eu peguei uma que quebra a imagem que você colocar em pedaços quebrando a imagem conforme a posição do mouse. Esse exemplo usa o efeito de 3D. Então siga o código que esta no botão logo abaixo.






Então Como foi usado o código dessa maneira eu modifiquei um pouquinho e fiz algumas alterações simples da posição do desenho, só para ver como se sairia o resultado. Então para ver o resultado ponha o seguinte código, logo abaixo, no seu Processing e mande carregar, e veja o resultado.



   Olá pessoal, hoje vamos falar do querido "Processing", um open source (linguagem aberta) de IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em tradução livre). Mas para começarmos a falar dele, vamos mostrar um pequeno documentário para tentar esclarecer mais as ideias.








   Agora que viram ao vídeo, vamos falar um pouco do "Processing", bem como no vídeo mostra, ele foi criado para servir como uma ferramentas de desenhos para um designer programar a maquina. Então como o computador é meio "burrinho", temos que explicar direitinho passo-a-passo o que queremos que ele faça. Então para pouparmos de decorar a linguagem de maquina feito louco, coisa que os designer não fazem muita questão, não que seja algo importante, criaram esse IDE que é mais próximo da linguagem humana. E com ela podemos fazer muita coisa, mas não é tão fácil como no vídeo mostra. Mas logico que podemos fazer sim.


   Esse IDE foi criado com a finalidade de ser aberto, para que qualquer designer possa criar e/ou desenvolver suas próprias invenções e melhorias também para o sistema. Ele foi pensado e projetado com essa finalidade. Dessa forma um designer poderá também programar sem ser um super programador, basta ele ter noções de lógicas matemática que já será uma grande para ele.
author
Sou - Samuel Lincoln -
Sou um aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já estudei Matemática (bacharelado) e Matemática industrial, na mesma universidade. Trabalho como editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas, vinculada a Universidade Virtual (vinculada a UFC).