Trabalhei como comunicador visual na comissão de comunicação do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis PACCE na propria UFC. Hoje sou editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas (LME), também vinculado a UFC.
Olá pessoal, hoje vamos fazer um atividade simples que envolve matemática básica, e claro que a física básica. Vamos trabalhar com o Processing novamente, mas criando um simulador de movimento retilíneo uniforme, o famoso MRU. Para isso vamos pensar matematicamente como funciona a equação do MRU:
Onde o 'D' é a distância o 'V' é a velocidade e o 'T' é o tempo. E com essa função vamos criar um arquivo no Processing com uma função com essa ideia matemática, porem escrita de maneira que o software compreenda. O código esta descrito logo abaixo no botão
float d; // distância
float t=0; // tempo q inicia no ponto 0
float v=10; // velocidade constante de 10
int mt; // modulo do tempo
int md; // modulo da distância
void setup(){
frameRate(10);
size(600,600);
}
//função do movimento retilineo uniforme sendo criada
void moveBolaMRU(){
d=v*t;
ellipse(d,150,20,20);
}
//função de grade criada para quadro de telas 600x600
void exibeGrade(){
for(int i=0;i<24;i++){
line(i*50,0,i*50,1200);
line(0,i*50,1200,i*50);
}
}
void draw(){
background(125);
exibeGrade();
moveBolaMRU();
mt = int(t);
md = int(d);
t=t+0.1;
text("Tempo: "+ mt + " s", 40, 60); //mensagem de tempo exibido na tela
text("Distância: "+ md + " m", 40, 80); // mensagem de distância exibido na tela
}
O resultado obtido é para ser exatamente assim:
Sou - Samuel Lincoln -
Sou um aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já estudei Matemática (bacharelado) e Matemática industrial, na mesma universidade. Trabalho como editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas, vinculada a Universidade Virtual (vinculada a UFC).