Trabalhei como comunicador visual na comissão de comunicação do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis PACCE na propria UFC. Hoje sou editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas (LME), também vinculado a UFC.
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terça-feira, 14 de abril de 2015

Veremos se a nova marca do Foursquare esta nos padrões áureos.


Bem hoje vamos dar uma estudada a respeito da nova logo do Foursquare (manual de identidade visual da marca), um serviço muito famoso que faz algo muito “importante” para nossas vidas, dizer para o mundo onde estamos e o que estamos fazendo, mas isso não vem ao caso.


Vamos ver observar se o retângulo áureo (ou retângulo de ouro) está presente no logo, ou não. E caso ele não esteja, vamos fazer algumas alterações para ver como ficaria se ele respeitasse essa ideia de perfeição adotada por muitos designers. Para quem não sabe o que é o retângulo áureo, vale a pena ver esse vídeo aqui:

Agora que já viu o vídeo voltamos ao assunto em questão.


Será que o Foursquare tem algum retângulo áureo?

Veremos aqui pela divisão de largura/altura, caso essa divisão alcançar o resultado 1,618 ou próximo desse teremos o retângulo.


Comecemos pelo conjunto da obra, olhando o ‘F’ desenhado da logo vamos ver se ele é um retângulo áureo.






Bem pelo que vimos na imagem o retângulo formado não é o áureo e ainda está longe dele, basta ver que a divisão feita obteve o resultado de 1,390 que é diferente de 1,618.



E nos outros testes ele também não alcança.
















Então vamos tentar fazer a representação de como seria ela nos moldes mais próximo da proporção áurea, lembrando que, não é porque a logo não está seguindo essa proporção que está errada, ela apenas utiliza de outra visão de apresentar a marca.



Nos deteremos apenas na proporção áurea do corpo do 'F' róseo. 

 

Primeiro criamos a logo com tamanhos aleatórios (dica desenhe antes no illustrator usando retângulos, elipses e triângulos, para facilitar o processo de desenho no illustrator).
O esboço do illustrator. Do lado direito a versão original, e do lado esquerdo a alteração sutil da logo.


E o código do logo sairá mais ou menos assim:



fill(229,74,120);
noStroke();
rect(100,100,242,319.455,30,0,0,0);
rect(342,100,48,33,0,30,0,0);
rect(314,386,48,33,0,0,30,0);
quad(342,100+33,314,386,314+48,386,342+48,100+33);
quad(100,319,100,540,142,559,262,319);
ellipse(125,540,50,50);
fill(255);
rect(144,144,196,72,0,15,15,0);
rect(144,144,81,189);
rect(144,261,175,72,0,15,15,0);
triangle(144,261+72,144+90,261+72,144,261+72+113);
fill(229,74,120);
rect(144+81-10,144+72,14,45,10,0,0,10);
Mas você precisa parametrizar os valores, então a brincadeira começa aí. Utilizando o seu desenho do illustrator, basei-se nos dados das informações dele para usar como os dados e crie um valor para o x e o y de onde a logo será gerado ao seu gosto. Desta forma ficando assim:


void fourSquare(float x,float y){
fill(229,74,120);
noStroke();
rect(x,y,41.724,55.172,15,0,0,0);
rect(x+40,y,9.5,6,0,15,0,0);
rect(x+41.724-10,y+55.172-5.69,8.276,5.69,0,0,15,0);
quad(x+41.724,y+5.69,x+41.724-10,y+55.172-5.69,x+41.724-10+8.276,y+55.172-5.69,x+41.724+8.276,y+5.69);
quad(x,y+55,x,y+55.172+20,x+7.5,y+55.172+24,x+27.7,y+55);
ellipse(x+4,y+55.172+20,8.621,8.621);
fill(255);
rect(x+7.6,y+7.6,33.8,12.5,0,10,10,0);
rect(x+7.6,y+7.6,14,32.6);
rect(x+7.6,y+7.6+7.6+12.5,30.17,12.4,0,10,10,0);
triangle(x+7.6,y+7.6+7.6+12.5,x+7.6+18,y+7.6+7.6+12.5,x+7.6,y+62.52);
fill(229,74,120);
rect(x+7.6+14,y+20,2.414,7.76,10,0,0,10);
}


Depois de criado a função vamos usa-la como um ponteiro, apontando a sua localização em um mapa, eu usei um mapa online de Fortaleza, você pode usar qualquer outro. Basta testar.


PImage webImg;
void setup(){
size(800,600);
String url = "http://www.packtours.com.br/dest/ceara/for/mapa-grande.jpg";
webImg = loadImage (url, "jpg");
image(webImg,0,0);
}

void fourSquare(float x,float y){
fill(229,74,120);
noStroke();
rect(x,y,41.724,55.172,15,0,0,0);
rect(x+40,y,9.5,6,0,15,0,0);
rect(x+31.724,y+55.172-5.69,8.276,5.69,0,0,15,0);
quad(x+41.724,y+5.69,x+41.724-10,y+55.172-5.69,x+41.724-10+8.276,y+55.172-5.69,x+41.724+8.276,y+5.69);
quad(x,y+55,x,y+55.172+20,x+7.5,y+55.172+24,x+27.7,y+55);
ellipse(x+4,y+55.172+20,8.621,8.621);
fill(255);
rect(x+7.6,y+7.6,33.8,12.5,0,10,10,0);
rect(x+7.6,y+7.6,14,32.6);
rect(x+7.6,y+7.6+7.6+12.5,30.17,12.4,0,10,10,0);
triangle(x+7.6,y+7.6+7.6+12.5,x+7.6+18,y+7.6+7.6+12.5,x+7.6,y+62.52);
fill(229,74,120);
rect(x+7.6+14,y+20,2.414,7.76,10,0,0,10);
}

void mouseClicked(){
fourSquare(mouseX,mouseY);
}
void draw(){
}


O resultado é da imagem ao lado:
author
Sou - Samuel Lincoln -
Sou um aluno do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já estudei Matemática (bacharelado) e Matemática industrial, na mesma universidade. Trabalho como editor de vídeos do Laboratório de Mídias Eletrônicas, vinculada a Universidade Virtual (vinculada a UFC).